SOBRE
Com a implementação da Política Estadual de Gestão Estratégica de Suprimentos (GES), a visão do Órgão Central do Sistema Logístico, representado pela Subsecretaria de Logística (SUBLOG) da Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), é ser referência em centralização de compras públicas em âmbito nacional, por meio de processos mais ágeis e inovadores, sempre buscando práticas que impactem positivamente o gasto público, e contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população.
A GES tem como objetivo a economicidade que pode ser obtida com os ganhos de escala, e com o aumento do poder de barganha do governo estadual nas compras públicas, tendo como princípios basilares, além daqueles previstos pela Administração Pública:
- Padronização visando uniformizar e racionalizar os procedimentos de contratação, e de gestão dos suprimentos;
- Centralização das aquisições, sempre que for razoável, visando à obtenção de ganhos de escala, e a eliminação de processos paralelos;
- Cooperação, envolvendo os Órgãos e Entidades do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro;
- Planejamento para que as necessidades futuras de bens e serviços sejam previstas de forma mais acurada;
- Construção e o fortalecimento de parcerias saudáveis e sustentáveis entre o Estado do Rio de Janeiro e o mercado fornecedor;
- Redução das assimetrias de informação, proporcionando ao Estado uma melhor visualização das condições e práticas do mercado.
Somos um setor encarregado por definir e executar as melhores estratégias de contratação para os órgãos do Estado do Rio de Janeiro, de forma transparente, eficiente e sustentável. Nosso principal objetivo é a economicidade. Queremos contribuir de forma positiva através de aquisições mais adequadas, garantindo um melhor emprego dos recursos provenientes de cada cidadão fluminense. Buscamos soluções inovadoras, procedendo de maneira estratégica e contando com a participação da sociedade em nossos intentos. Os procedimentos de Compras Centralizadas são executados e gerenciados conforme estrutura consolidada através do Decreto Estadual nº 48.796, de 13 de novembro de 2023.
Compete definir a estratégia de contratações das categorias estratégicas e execução das etapas inerentes à fase interna e externa dos procedimentos licitatórios, que vão desde os estudos preliminares até a homologação da licitação. Atualmente, é composto por duas Coordenadorias:
- Coordenadoria de Compras Centralizadas
- Coordenadoria de Gestão de Categorias Estratégicas
- Resolução Seplag n°310/2024 – Equipe de Planejamento das Compras Centralizadas
Compete gerenciar as atas de registro de preços referentes aos bens e serviços comuns provenientes de contratações centralizadas, composto por duas Coordenadorias:
- Coordenadoria de Gestão Centralizada de Bens
- Coordenadoria de Gestão Centralizada de Serviços