INFORME Nº 011/2022 – 10 ANOS DA REDE DE PREGOEIROS – REDEPREG

No dia 30 de julho de 2022 a Rede de Pregoeiros do Estado do Rio de Janeiro conhecida como REDEPREG completou 10 anos de existência, momento de celebração do sucesso da qualidade da gestão pública desenvolvida pelos servidores integrantes para continuar enfrentando os desafios na construção de um ambiente integrado e qualificado.

A REDEPREG tem como objetivos estabelecer diretrizes para a atuação dos pregoeiros, padronizar os procedimentos relativos às suas atribuições, promover a certificação, a capacitação e manter mecanismos de comunicação entre eles. Para o exercício das atribuições de Pregoeiro nos órgãos e entidades da Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo do Governo do Estado o servidor deverá estar admitido na REDEPREG.

Para admissão na Rede de Pregoeiros do Poder Executivo Estadual é necessário ser certificado pelo curso de formação promovido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – SEPLAG/RJ em parceria com a Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro – PGE/RJ.

Diante da necessidade de constante aperfeiçoamento do processo de gestão do Governo do Estado do Rio de Janeiro, visando a melhoria na qualidade dos gastos públicos, a Certificação de Pregoeiro tem validade por 02 (dois) anos e deve ser renovada pelo servidor, garantindo a adequação deste servidor com as atualizações normativas.

Hoje, a REDEPREG conta com cerca de 1.000 servidores certificados no Curso de Formação de Pregoeiros admitidos na rede. São 10 anos capacitando e especializando os Pregoeiros no Estado do Rio de Janeiro para que possam atuar eficientemente com técnicas necessárias nas conduções dos procedimentos licitatórios.

Como reconhecimento Nacional, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – SEPLAG/RJ recebeu inúmeros troféus do Prêmio 19 de março na categoria órgão/entidade que mais investiu em capacitação de Pregoeiros e Equipe de apoio.

A importância de fornecer aos Pregoeiros, de forma sintetizada e objetiva, orientações para a boa execução de suas responsabilidades, alinhando ao entendimento de normas e procedimentos é a diretriz da REDEPREG.

Alcione Quintas

Gerente da REDEPREG