Ferramenta de pesquisa de preços que disponibiliza dados e informações de compras públicas homologadas no Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais – SIASG e Compras.gov.br. Os são apresentados de forma simples para auxiliar a tomada de decisões de gestores públicos nos processos de compra e dar transparência aos preços praticados pela Administração.
O preço de referência deve refletir o preço de mercado, levando em consideração todos os fatores que influenciam na formação dos custos. Neste sentido, os filtros disponíveis no Painel facilitam a pesquisa e análise de preços. Alguns exemplos de exigências ou condições que podem influenciar os resultados da pesquisa de preços: especificação do bem ou serviço; quantidade adquirida; praça ou mercado a ser pesquisado (municipal, estadual, nacional ou internacional); desempenho; níveis de serviço exigidos; prazos de entrega; forma de execução; garantia/suporte; modalidade de compra (compra direta, dispensa de licitação, pregão, outros); local de venda e de compra (custo de logística e incidência de ICMS); tipo de compra (administrativa ou judicial).
A comparação entre itens diferentes pode ocasionar distorções nos resultados e consequentemente contribuir para que a aquisição ou contratação não se revele economicamente vantajosa para a administração.
Para facilitar a pesquisa e análise de preços, o Painel de Preços disponibiliza diversos filtros, como: ano da compra; nome material (PDM) para pesquisa de materiais; código do Material ou código do Serviço (Catmat/Catser); descrição Material ou descrição do Serviço; CNPJ/CPF ou nome do fornecedor; porte da empresa; unidade de fornecimento (de um determinado produto ou serviço); órgão superior; órgão (nome do órgão vinculado que realizou a compra); UASG; modalidade da compra; período da compra (períodos pré-definidos como, por exemplo, os últimos 180 dias); forma da compra (SISRP – Sistema de Registro de Preços) ou preços praticados (SISPP – Sistema de Preços Praticados); esfera (federal, estadual ou municipal)
Qualidade dos dados do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais – SIASG
A análise qualitativa das informações resultantes do Painel de Preços é essencial para o correto balizamento de preços. A base de dados do SIASG/Compras.gov.br não está livre de preenchimentos equivocados, motivados, por exemplo, por erros de digitação, na especificação do item, na indicação da unidade de fornecimento, no preço e na quantidade. Portanto, é preciso dar o devido tratamento para evitar a disponibilização de dados inconsistentes. A aplicação de filtros de busca visa minimizar a distorção de preços registrados no SIASG e excluem da visualização as compras diferentes desse padrão.
Responsabilidade pelo uso do Painel de Preços
Cabe ao gestor público analisar as alternativas apresentadas no Painel e, de acordo com oportunidade e conveniência, elaborar a cesta de preços aceitáveis condizente com sua realidade. A utilização do Painel sem a análise crítica dos dados fornecidos não caracteriza responsabilidade da gestão da ferramenta (governo federal).
Instruções acerca da pesquisa de preços e suas metodologias devem ser consultadas no Portal da REDELOG.
Perguntas e Respostas: Painel de Preços (Sistema Compras.gov.br)
A pesquisa de preços consiste em procedimento prévio e indispensável para a verificação de existência de recursos suficientes para cobrir despesas decorrentes de contratação pública. Serve de base também para confronto e exame de propostas em licitação. E seu objetivo é aproximar ao máximo o valor de referência da amostra levantada com aquele que será obtido pelo fornecedor, tendo em vista o interesse público e o princípio da economicidade. A amplitude da pesquisa de preços deve ser proporcional a complexidade da compra.
É o procedimento para verificação das exigências e condições do mercado fornecedor do objeto a licitar. Exemplo: especificação, qualidade, desempenho, prazos de entrega, prestação, execução, garantia.
É o maior valor aceitável para a aquisição/contratação.
No endereço eletrônico: http://paineldeprecos.planejamento.gov.br
Importante: o Painel de Preços será encerrado após 10 (dez) minutos de inatividade. Caso isso ocorra, basta acessar o Painel de Preços novamente por meio do endereço acima.
Clique em Analisar preços de Materiais ou Analisar preços de Serviços no canto direito inferior da tela de apresentação da ferramenta.
Passo 1. A primeira tela do Painel de Preços apresenta o resumo de todas as aquisições/ contratações dos dois últimos anos.
Importante: ao selecionar um determinado item, o Painel recalcula os valores automaticamente.
Passo 5. Após a seleção do objeto, unidade de fornecimento e aplicação de filtros, clique no botão azul Avançar Análise.
Pontos de Atenção:
- Durante a análise dos dados, se desejar alterar as seleções atuais, você poderá fazê-lo na barra de seleção.
- Ao clicar neste símbolo é possível limpar todas as seleções, exceto as que estiverem bloqueadas.
- Cada item de seleção tem uma pequena barra na parte inferior que reflete os estados da seleção para aquela dimensão. Três estados são exibidos, por cores, nas barras: selecionado (verde), alternativo (cinza claro) e excluído (cinza escuro).
Importante: é necessário selecionar no mínimo 2 filtros para avançar sua análise
REFINAR A PESQUISA
Passo 6. Informações como valor médio, mediana, menor valor e maior valor serão exibidas para os filtros aplicados na tela anterior.
Passo 7. O usuário pode refinar sua busca selecionando a Unidade da Federação que realizou a compra, clicando no Gráfico de Calor do mapa do Brasil.
Passo 9. Clique no botão azul Avançar Análise.
Importante: é necessário selecionar no mínimo 2 filtros para avançar a análise.
Passo 10. Concluindo a pesquisa, a próxima tela exibe as informações detalhadas para cada processo de compra/contratação com os filtros aplicados anteriormente.
Importante: O gestor público deverá fazer a análise crítica dos dados disponibilizados no intuito de comparar os aspectos que podem influenciar os preços dos produtos ou serviços.
Importante: a planilha Excel exportada a partir do painel contém as seleções ativas da pesquisa realizada. Este recurso permite ao usuário rever os critérios adotados para a pesquisa. Recomendamos anexar ao processo os critérios definidos.