INFORME Nº 29/2023 – MENTORIA DER

O direito de ir e vir, garantido constitucionalmente na nossa Carta Magna, não faria sentido se não tivéssemos estradas que nos permitissem o deslocamento. Dito isso, precisamos falar da nossa última mentoria, que foi com a equipe de gestão de bens da Fundação Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro – DER/RJ, que atua como órgão técnico e executor da Política de Gerenciamento do Sistema Rodoviário do Estado do Rio de Janeiro.

A demanda por rodovias é uma necessidade mundial e não seria diferente com a população fluminense. Nesse sentido, o poder público sempre teve em sua estrutura um braço que cuidasse do sistema rodoviário, remontando um histórico que transitou entre os poderes federal e estadual, até que finalmente, em agosto de 1990, culminou no que hoje é o DER-RJ.

Muito há que fazer para ampliar e melhorar o deslocamento das pessoas e circulação das mercadorias em nosso Estado, mas certamente caminhamos na direção certa.

Quanto ao nosso encontro, só temos a agradecer aos nossos amigos que vieram da nossa vizinha Niterói até nosso prédio para um dia de trocas francas, de aprendizados e boas discussões sobre o futuro da gestão de bens daquele Departamento. Podemos dizer que foi um dia muito produtivo e agradável. Voltem sempre que quiserem e conte conosco sempre.

Sigamos juntos todos, órgão central e setoriais, perseguindo uma gestão efetiva dos bens e uma consequente economia aos cofres públicos.