INFORME Nº 14/2024 – MENTORIA com UENF

A nossa 40ª mentoria foi com a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro-UENF. Nesse mês de outubro, nos reunimos novamente com mais uma Universidade do Estado e a reunião também aconteceu na SEPLAG, mas no formato online pela 1ª vez neste ano.

A sede da UENF é em Campos dos Goytacazes, distante da capital do estado, mas os quilômetros que nos afastam fisicamente não impedem a parceria e disposição para orientar a equipe de patrimônio móvel. E falando sobre métodos de aprendizado à distância, vale ressaltar que a UENF foi uma das instituições pioneiras na oferta de cursos de graduação a distância.

Dessa vez, inclusive, a mentoria foi realizada na semana do Dia dos professores. E os professores são os principais atores envolvidos no palco da educação universitária, com destaque ao renomado professor Darcy Ribeiro, que recebeu a tarefa de conceber o modelo e coordenar a implantação dessa Universidade pública sonhada pela população campista.

Aliás, a título de curiosidade, vale ressaltar que UENF foi a primeira universidade brasileira onde todos os professores têm doutorado. E durante 4 anos consecutivos, 2007 a 2010, foi apontada pelo Ministério da Educação (MEC) como uma das 15 melhores universidades do Brasil.

Mas por trás do palco das entregas universitárias, existe uma complexa estrutura administrativa que viabiliza a execução das atividades para que o propósito universitário seja atendido. Portanto, para que haja máquina administrativa operante e locais universitários equipados, é preciso gerir e controlar o patrimônio móvel da Universidade.

Nesse ínterim, a conversa e as trocas foram produtivas, pois a vontade e a responsabilidade do dever fazer permeiam as ações da equipe patrimonial, que vem trabalhando conforme os normativos previstos, a fim de regularizar as pendências e viabilizando o controle de mais de 50 mil bens patrimoniais da Universidade.

É importante lembrar que informação é poder. E que o patrimônio reflete o gasto de recurso público. Portanto, conhecer as normas e saber suas competências quanto à gestão de bens móveis é ter o poder para gerenciar responsabilidades. Assim sendo, foi mais um encontro proveitoso e ficamos satisfeitas em perceber que o trabalho da gestão de bens móveis está bem desenvolvido. Agradecemos a disponibilidade e atenção dos servidores da UENF, que mesmo com as dificuldades técnicas em relação à internet, se dispuseram a esclarecer suas dúvidas. Contem conosco!

Pular para o conteúdo