INFORME Nº 07/2024 – MENTORIA com CENTRAL

E essa semana a equipe da REDEBENS esteve no bairro mais conhecido do Rio, a princesinha do mar, como foi apelidada Copacabana. Dessa vez foi com a equipe da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística – CENTRAL.

A CENTRAL se insere no contexto da história do Modal Ferroviário do Estado, que se iniciou com a 1ª Ferrovia do Brasil, inaugurada em 1854, ligando as estações de Guia de Pacobaíba, no Porto de Mauá, e Fragoso, em Raiz da Serra, ambas no Município de Mauá. E depois, em 1855, D. Pedro II desenvolveu a Estrada de Ferro, com o primeiro trecho inaugurado em 1958, que ligava a Estação da Corte (atual D Pedro II) à Estação de Queimados e por aí, segue a história que continua até hoje.

Hoje a Companhia tem em suas responsabilidades a operação do famoso e charmoso bondinho de Santa Tereza, a gestão do Consórcio firmado com a Empresa SuperVia e a operação do Teleférico do Complexo do Alemão, em vias de ser reativado.
A conversa seguiu com muito aprendizado sobre as atividades, demandas e desafios da equipe de bens daquela Companhia para equalizar a situação patrimonial que é um desafio histórico, desde a concessão.

Saímos confiantes de que pudemos contribuir um pouco nos enfrentamentos necessários para o avanço de uma gestão patrimonial mais eficiente e transparente. Assim, agradecemos aos velhos e aos novos amigos do setorial que nos acolheram.

Continuem contando conosco!